Água é vida!
 


Matas ciliares são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d’água e represas.

O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos. Sua destruição implica que a erosão prossiga até as margens desses rios, obstruindo-os com areia ou detritos quaisquer, o que ameaça a sua vida aquática e até a vida marítima, a qualidade da água para consumo humano e dos animais em geral, além de provocar o aprofundamento do lençol freático dificultando-nos a sua utilização.

Especialmente nas nascentes, a remoção da vegetação original pode implicar a queda do fluxo de água ou o total desaparecimento das vertentes, ou seja, água realmente é vida e o grupo Rotaract Mariópolis sabe disso e traz a seriedade desse problema para sua ação “Protegendo as nascentes... Agua é Vida” que pretende no Dia Global do Voluntariado Jovem de 2008 fazer o reconhecimento das nascentes dos rios que cortam Mariópolis, Pato Branco e outros municípios vizinhos no Estado do Paraná, além de fazer uma limpeza nas nascentes, plantar árvores e alertar a população sobre a importância da água.

Fonte: Rotaract Mariópolis