Guia São Vicente

No dia 28 de abril de 2007, o prefeito de São Vicente (SP), Tércio Garcia, assinou o decreto municipal para criação do Guia São Vicente. A iniciativa partiu da equipe do Programa Saúde da Família, projeto gerenciado pela Adesaf (Associação em Defesa da Saúde e da Família), que ao visitar os pacientes notava a falta de informações, por parte da população, sobre os serviços de saúde e assistência social, principalmente onde, como e a quem recorrer.
           
Segundo o Comitê Adesaf, o Guia de São Vicente é uma obra para uso de profissionais, a fim de que possam melhor atender a população e compartilhar informações que muitas vezes ficam restritas a determinado setor.

Publicado em janeiro de 2008, reúne informações de órgãos públicos e instituições de todas as áreas, que prestam serviços relevantes à comunidade. Assim, quando o profissional sentir necessidade de orientar a população sobre segmentos diferentes da sua atuação, poderá utilizar-se do Guia de São Vicente. O seu formato de fichário é justamente para poder ser atualizado sempre que necessário no próprio site da Adesaf.

Com o cruzamento de dados, um professor, por exemplo, após consultar o Guia, poderá encaminhar um aluno para tratamento médico especializado ou uma bibliotecária poderá indicar ao munícipe onde fazer cursos profissionalizantes gratuitos, o que resulta em mais rapidez e eficiência no encaminhamento e na solução de questões fundamentais à população.

Fonte: Adesaf