Primeira Ação do Dia Global - Gincana Grande Dia


No Dia Global do Voluntariado Jovem 2007, a Ney Mourão Empresa de Comunicação, em parceria com os Gincaneiros de Contagem (MG) e com o apoio da iniciativa pública e privada, idealizou a Gincana Grande Dia. O evento trouxe conquistas, desafios vencidos, reflexões críticas sobre posturas e incentivo a processos de inclusão social.

A Gincana Grande Dia reuniu cerca de 2000 jovens, familiares e amigos. As tarefas envolveram desafios culturais, enigmas incentivadores da pesquisa e atividades de caráter sócio-ambiental. Doze entidades de assistência social foram atendidas com arrecadação de roupas, acervo para bibliotecas infantis e materiais de limpeza.

Além disso, os jovens se envolveram em visitas a abrigos, creches, escolas infantis, realizando ações voluntárias. Educadores, pais e empresários estiveram presentes no evento, que promete tornar-se uma marca registrada do Dia Global do Voluntariado Jovem no Estado de Minas Gerais.

Além das tarefas do dia de Gincana, uma série de ações foram elaboradas, para que o evento fosse muito mais do que apenas um acontecimento de um dia. Como evento de abertura, organizamos uma palestra sobre os Objetivos do Milênio e sua relação com o voluntariado juvenil, em parceria com a Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais – FIEMG. A iniciativa, concebida para tornar-se uma efetiva mobilização dos jovens, em parceria com a comunidade, arrecadou roupas e agasalhos – mais de 400 peças ao todo, em uma única noite de ação: o “ingresso” solidário e voluntário para a palestra.

A Gincana Grande Dia tem o objetivo de sensibilizar pessoas e comunidades para a importância da ação juvenil coordenada, responsável e solidária; além de reunir equipes gincaneiras em uma disputa saudável e envolvente, como “aquecimento” para as disputas gincaneiras de 2008. Em Contagem, o Dia Global do Voluntariado Jovem já tem a “marca gincaneira”!

Em 2008 a abertura da Segunda Gincana Grande Dia, no dia 1º de abril, será com o contador de histórias Roberto de Freitas, que aderiu voluntariamente ao evento. A entrada para a apresentação serão itens a serem doados ao Projeto Novo Céu – instituição que atende crianças e adultos com paralisia cerebral. Além da noite de abertura, diversas outras atividades solidárias já estão previstas. O endereço do site oficial da Gincana é www.gincanas.net/grandedia.

Fonte: Ney Mourão Empresa de Comunicação, Sesc Laces Contagem/Betim e Liga dos Gincaneiros de Contagem/MG