Dia Global do Voluntariado Jovem deve reunir
mais de 150 mil pessoas em todos os Estados

 

 

EM TODO O MUNDO, A PREVISÃO DOS ORGANIZADORES É DE UMA PARTICIPAÇÃO DE 3 MILHÕES DE VOLUNTÁRIOS EM 100 PAÍSES DOS 5 CONTINENTES

O Dia Global do Voluntariado Jovem, criado mundialmente no ano 2000, começa sexta (25/4) no Brasil e vai até domingo (27). A previsão dos organizadores brasileiros – a ONG Natal Voluntários – é que mais de 150 mil pessoas de todos os estados brasileiros participem de ações sociais. Em todo o mundo, a iniciativa deve envolver mais de 3 milhões de voluntários.

Para Mônica Mac Dowell, presidente da Natal Voluntários, “pelos depoimentos que recebemos diariamente, existe um sentimento muito grande de realização, pois os resultados obtidos a partir das ações são bastante concretos e o jovem necessita desta confirmação de que o que está fazendo faz sentido e vale à pena”.

Monica avalia que “com a participação, o jovem se permite vivenciar uma grande experiência, que traz benefícios concretos para si e para a comunidade, além de inspiras uma nova legião de voluntários”.

No Brasil, os grupos e comitês inscritos desenvolverão ações voluntárias nas áreas de educação, saúde, educação, meio ambiente e, principalmente, saneamento, um dos “8 Objetivos do Milênio”, definidos pela ONU – Organização das Nações Unidas, que instituiu 2008 como o Ano Internacional do Saneamento.

De acordo com informações do órgão, mais de 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo não contam com saneamento e o objetivo é que, até 2015, esse número seja reduzido pela metade, desde que sejam investidos US$ 10 bilhões anuais durante duas décadas. A organização estima que 42 mil pessoas morram todas as semanas de doenças relacionadas à baixa qualidade da água e à ausência de saneamento.

No Brasil, em que um quarto da população não tinha acesso a este benefício em 2004, é um dos países que assumiram o compromisso com os Objetivos do Milênio. Também conhecido como os “8 jeitos de mudar o mundo”, são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente; e pacto coletivo pelo desenvolvimento.

No entanto, no Dia Global do Voluntariado Jovem não há uma atividade padrão. É o grupo que escolhe o que vai realizar. A riqueza e a criatividade das ações, peculiares a cada localidade, é um de seus diferenciais.

O Brasil é um dos países mais atuantes no Dia Global. No ano passado, ocupou o 3º lugar entre nações que mais reuniram crianças, adolescentes e adultos em ações voluntárias – foram mais de 147 mil. O primeiro colocado no ranking foram os Estados Unidos, com 1,5 milhão, e a Rússia, com pouco mais de um milhão de pessoas envolvidas.

Para participar do Dia Global do Voluntariado Jovem basta entrar no site www.diaglobal.org.br, clicar no mapa do Brasil escolhendo um estado e procurar a cidade em que se mora. A partir daí, basta conferir as ações voluntárias já marcadas e entrar em contato com os organizadores para integrar o grupo, ou então criar um grupo próprio com uma proposta de ação.



MAIS DE 700 GRUPOS E COMITÊS JÁ SE INSCREVERAM PARA
PARTICIPAR DO DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM

Mais de 700 grupos e comitês brasileiros já se inscreveram para participar do Dia Global do Voluntariado Jovem em todos os estados brasileiros. São mais de 77 mil pessoas envolvidas na realização de mais de mil ações.

Em 2007, boa parte das ações desenvolvidas relacionaram-se aos objetivos do milênio: 11% tiveram como enfoque o 1º deles, com destaque para os cursos sobre reaproveitamento de alimentos e elaboração de currículos; 16% voltaram-se para o 2º, visando à melhoria da aprendizagem, como cursos de informática e aulas preparatórias para o vestibular; 2%, em que se incluem palestras sobre a violência contra a mulher, procuraram atender ao 3º; visitas domiciliares para informar sobre a importância do soro caseiro representaram 3% do total das ações que enfocaram o 4º objetivo; os grupos e comitês que procuraram atender ao 5º princípio foram 1% do total das ações realizadas, em que se destacam palestras sobre a importância do pré-natal, higiene na hora do parto, prevenção de câncer de mama e de colo do útero, além de orientações sobre gravidez não planejada; 9% das atividades relacionadas ao 6º objetivo envolveram palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e higiene bucal; ações voltadas para o 7º objetivo representaram 29% do total e incluíram plantio de mudas, mutirão de limpeza nas praias, rios e mangues e palestras sobre o aquecimento global; o 8º princípio foi o escolhido para orientar 22% das atividades, entre as quais seminários sobre políticas públicas juvenis, elaboração de guias sobre direitos civis e cursos de informática.

O País se mobiliza
Na região Nordeste, estão cadastrados 255 grupos nos estados da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte (que liderou, no ano passado, o ranking, de ações desenvolvidas – foram 352 em 51 cidades), Ceará, Piauí, Pernambuco e Maranhão. Dentre as atividades previstas, incluem-se “A Praça e o Poeta”, pelo grupo Heróis do Milênio, em Itambé (BA), “Ação Social”, pelo grupo “Interact Club Dayse Galvão”, em São Luís (MA), e “Mãos à Obra”, pela Associação Municipal dos Estudantes de Aracati (CE).

No ano passado, a região nordeste realizou mais de 700 ações voluntárias em todos os Estados que, segundo os relatórios enviados pelos grupos, beneficiaram cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Norte
Na região norte do País, 72 grupos nos Estados do Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantins e Amazonas estão inscritos para participar do Dia Global do Voluntariado Jovem. Dentre as ações propostas, estão a “Muda Belém”, com o grupo de mesmo nome, “Consciência Limpa”, com o Grupo Escoteiro Murilo Braga, e “Formando Comitês para Mudar o Mundo”, pelo Projeto Reaja, ambos de Manaus.

Em 2007, as mais de 150 ações desenvolvidas em todos os estados da região – Amazonas foi o líder do ranking com 10.000 voluntários – beneficiaram, de acordo com os relatórios enviados pelos grupos, cerca de 50 mil pessoas de várias cidades.

Centro-Oeste
No Centro-Oeste 56 grupos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e de Brasília confirmaram participação no Dia Global do Voluntariado Jovem para desenvolver ações como Campanha de Mobilização de Doadores de Sangue e Medula Óssea e Limpeza de Terreno Baldio”. Mas, em 2007, mais de 70 ações foram desenvolvidas nos três estados da região, além do Distrito Federal.

Sudeste
Cerca de 186 grupos dos quatro estados da região sudeste já escolheram as ações que pretendem realizar no Dia Global, entre as quais a “Caravana da UJE”, pela União dos Jovens e Estudantes do Brasil de Uberlândia (MG); “Aprendendo e Ensinando”, com os Jovens Solidários CEOB, de Cambuci (RJ) e “Só pra Lembrar que a AIDS existe”, também por integrantes da União dos Jovens Estudantes do Brasil de Barretos (SP).

Em 2007, ainda segundo os organizadores, cerca de 300 grupos dos quatro estados da região sudeste envolveram-se em ações voluntárias, que beneficiaram mais de 440 mil pessoas. São Paulo teve o maior número de atividades – 234.

Sul
Os estados da região sul do País também se mobilizam para o Dia Global. Eles vão desenvolver 59 ações como “Meio Ambiente – Eu respeito”, pelo Rotaract Bento Gonçalves (RS), cidade que participa pela primeira vez; “Oficina: Sabão Ecológico – Limpando a Natureza”, Grupo de Escoteiros D. Pedro I, de Joinville (SC), e “Protegendo as nascentes... Água é vida”, Rotaract Club de Mariópolis (PR).

No ano passado, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram responsáveis por 168 ações, que ajudaram quase 40 mil pessoas.

Realizadores e apoiadores
O Natal Voluntários, presidido por Mônica Mac Dowell, é a agência responsável pela organização do Dia Global do Voluntariado Jovem no Brasil desde 2003, após dois anos de articulação local. Fundado em 2000, o Natal Voluntários é uma organização não-governamental, sem fins econômicos e apartidária, que tem como missão promover o voluntariado e a responsabilidade social, além de estimular a articulação entre os diversos setores da sociedade.

O Dia Global do Voluntariado Jovem 2008 conta com a parceria institucional do Sebrae-RN, o patrocínio do Banco do Nordeste e Petrobras e o apoio da Universidade Potiguar. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.diaglobal.org.br