Basquete de Rua


O Basquete de Rua é uma modalidade esportiva inspirada no Streetball, oriundo das periferias norte-americanas, e faz parte da Cultura Hip Hop, movimento de expressão popular baseada que vêm ganhando a cada dia mais força em todo o país.
           
Apesar de possuir os mesmos elementos básicos do Basquetebol “tradicional”, o Basquete de Rua difere-se totalmente, desde as regras do jogo até o ambiente onde é realizado. Como o próprio nome diz, o Basquete de Rua sempre acontece em locais não convencionais, muitas vezes improvisados em ruas, quadras públicas ou embaixo de viadutos. Forte peculiaridade desta modalidade é a presença da Música Rap tocando durante os embates (influência da Cultura Hip Hop). Porém, o que é fundamentalmente priorizado neste estilo de jogo é a realização de passes de dribles que “desconsertem” seus adversários, tornando as jogadas mais atraentes e divertidas para os jogadores, bem como para o público que assiste.
           
 Em 2005, a Central Única das Favelas, realizou no Rio de Janeiro, durante um evento de Cultura Hip Hop denominado Hutuz, o primeiro campeonato de Basquete de Rua de expressão nacional. Desde então, em todo o país, essa modalidade vem crescendo, ganhando novos adeptos vindos inclusive do Basquetebol.

A União dos Jovens e Estudantes do Brasil (UJE) realizará nos dias 26 e 27 de abril, em Uberaba-MG, sempre das 8:00h as 17:00h, um evento esportivo para a difusão do “Basquete de Rua” com jovens de periferia, distribuindo material esportivo para os jovens envolvidos na ação.

Fonte: CUFA de Basquete de Rua e UJE